Sob o slogan "Viva suas boas escolhas", a marca reforça o compromisso de oferecer variedade, acesso e confiança em todos os produtos
São Paulo, agosto de 2024 - Diante da ascensão do mercado de marca própria no Brasil, o GPA, detentor das redes Pão de Açúcar e Extra, anuncia o rebranding de Qualitá, sua maior marca. Criada em 2008, a marca passou por uma reformulação completa, que inclui a modernização da identidade visual, novas embalagens e a segmentação do portfólio em cinco tiers desenvolvidos para atrair diferentes perfis de consumidores: Exclusive, com produtos de alta performance; Home, com itens para casa; Care, voltada para cuidados diários; Baby, destinada à linha infantil; e Pet, focada em animais de estimação.
Sob o slogan “Viva suas boas
escolhas”, Qualitá está pautada em cinco pilares: criatividade, oferecendo
inovação em produtos por meio de experiências únicas; acessibilidade, com
opções que cabem no bolso do consumidor; confiabilidade, garantindo produtos
seguros e de qualidade; cuidado, promovendo autocuidado e momentos de qualidade
com boas escolhas; e proximidade, acompanhando quem busca fazer escolhas
assertivas e desfrutar o melhor delas. “Entendemos que tomar decisões faz parte
do dia a dia, e nossos produtos são destinados para aqueles que buscam
praticidade e qualidade. Sendo assim, o objetivo de rever a comunicação de
Qualitá é crescer a percepção de qualidade por meio de uma marca e embalagem
moderna, que se aproxime do consumidor, gerando maior identificação para que se
torne a sua primeira opção”, explica o executivo.
Criada
em parceria com a agência de branding Pande, a nova identidade visual de
Qualitá atualiza os equities da marca com elementos que buscam construir uma
comunicação mais próxima com os clientes. “É importante reforçar que a mudança
no posicionamento, a revitalização da identidade da marcar e a renovação de
todo o seu portfólio buscam simbolizar um novo momento de Qualitá, que atinge
um estágio de marca própria mais madura e próxima de seus consumidores”, afirma
Gian Franco Rocchiccioli, Sócio e Head de Estratégia da Pande.
"Ao longo dos últimos anos,
observamos uma mudança nos hábitos de compra com consumidores que buscavam
principalmente por itens de qualidade com um custo-benefício atraente. No atual
cenário, estamos percebendo uma crescente demanda por produtos com alto valor
agregado, combinando exclusividade, alta qualidade e inovação", afirma
Allan Gate Hock, diretor de marcas exclusivas do GPA. “Como
forma de conectar a marca à diferentes perfis de consumidores,
Qualitá expande sua presença em diferentes tiers, oferecendo
desde produtos acessíveis para um público que está em busca de trazer maior
indulgência e descobertas para sua alimentação, até a oferta de produtos que
atendem a necessidade do consumidor AA e aumentam sua identificação com a
marca”, explica. Essa premissa reorientou a organização dos mais de 1000
produtos que estão previstos para serem lançados e relançados com as novas
embalagens e identidade visual até o final do ano. Os principais itens incluem
vinhos, cápsulas de café e fraldas.
Alinhado com o atual momento da
companhia, que está em processo de turnaround e visa recuperar a rentabilidade,
as marcas próprias representam um aumento da frequência e importante ferramenta
de fidelização, essencial para o crescimento do fluxo dos clientes nas lojas e,
consequentemente, impulsionar as vendas. Atualmente, as marcas próprias são um
dos projetos estratégicos da companhia, com um olhar diferenciado para o
desenvolvimento de táticas que colaborem para potencializar e reforçar os
atributos das marcas, especialmente Qualitá. “A frequência de um cliente que
compra marca própria é 2,5x maior do que aquele que não consome esses itens, e
seu ticket médio é 60% superior. Cerca de 80% de nossos consumidores levam
algum produto de marca exclusiva, sendo que seis em cada 10 levam pelo ao menos
1 item da marca Qualitá. As marcas próprias são imprescindíveis, uma vez que
atuam na fidelização do cliente e ajudam em um pilar estratégico importante
para a companhia, que é a concentração das compras daquele cliente nas nossas
lojas”, analisa Gate. Hoje, as marcas próprias representam 21% das vendas do
GPA.
Os produtos Qualitá são
submetidos a rigorosos testes de qualidade, semelhantes aos realizados pelas
grandes indústrias alimentícias. Há uma equipe dedicada para garantir os
processos e realizar testes periódicos de qualidade. “Mantemos um padrão de
exigência elevado para liberar um item para venda, com projetos que podem levar
até dois anos até chegar ao produto final, assegurando a qualidade que
desejamos oferecer aos clientes", finaliza Gate.