Para conquistar novos clientes, Qualitá reformula marca e segmenta portfólio

 
Sob o slogan "Viva suas boas escolhas", a marca reforça o compromisso de oferecer variedade, acesso e confiança em todos os produtos

São Paulo, agosto de 2024- Diante da ascensão do mercado de marca própria no Brasil, o GPA, detentor das redes Pão de Açúcar e Extra, anuncia o rebranding de Qualitá, sua maior marca. Criada em 2008, a marca passou por uma reformulação completa, que inclui a modernização da identidade visual, novas embalagens e a segmentação do portfólio em cinco tiers desenvolvidos para atrair diferentes perfis de consumidores: Exclusive, com produtos de alta performance; Home, com itens para casa; Care, voltada para cuidados diários; Baby, destinada à linha infantil; e Pet, focada em animais de estimação. 

Sob o slogan “Viva suas boas escolhas”, Qualitá está pautada em cinco pilares: criatividade, oferecendo inovação em produtos por meio de experiências únicas; acessibilidade, com opções que cabem no bolso do consumidor; confiabilidade, garantindo produtos seguros e de qualidade; cuidado, promovendo autocuidado e momentos de qualidade com boas escolhas; e proximidade, acompanhando quem busca fazer escolhas assertivas e desfrutar o melhor delas. “Entendemos que tomar decisões faz parte do dia a dia, e nossos produtos são destinados para aqueles que buscam praticidade e qualidade. Sendo assim, o objetivo de rever a comunicação de Qualitá é crescer a percepção de qualidade por meio de uma marca e embalagem moderna, que se aproxime do consumidor, gerando maior identificação para que se torne a sua primeira opção”, explica o executivo. 

Criada em parceria com a agência de branding Pande, a nova identidade visual de Qualitá atualiza os equities da marca com elementos que buscam construir uma comunicação mais próxima com os clientes. “É importante reforçar que a mudança no posicionamento, a revitalização da identidade da marcar e a renovação de todo o seu portfólio buscam simbolizar um novo momento de Qualitá, que atinge um estágio de marca própria mais madura e próxima de seus consumidores”, afirma Gian Franco Rocchiccioli, Sócio e Head de Estratégia da Pande. 

"Ao longo dos últimos anos, observamos uma mudança nos hábitos de compra com consumidores que buscavam principalmente por itens de qualidade com um custo-benefício atraente. No atual cenário, estamos percebendo uma crescente demanda por produtos com alto valor agregado, combinando exclusividade, alta qualidade e inovação", afirma Allan Gate Hock, diretor de marcas exclusivas do GPA.“Como forma de conectar a marca à diferentes perfis de consumidores, Qualitá expande sua presença emdiferentes tiers, oferecendo desde produtos acessíveis para um público que está em busca de trazer maior indulgência e descobertas para sua alimentação, até a oferta de produtos que atendem a necessidade do consumidor AA e aumentam sua identificação com a marca”, explica. Essa premissa reorientou a organização dos mais de 1000 produtos que estão previstos para serem lançados e relançados com as novas embalagens e identidade visual até o final do ano. Os principais itens incluem vinhos, cápsulas de café e fraldas. 

Alinhado com o atual momento da companhia, que está em processo de turnaround e visa recuperar a rentabilidade, as marcas próprias representam um aumento da frequência e importante ferramenta de fidelização, essencial para o crescimento do fluxo dos clientes nas lojas e, consequentemente, impulsionar as vendas. Atualmente, as marcas próprias são um dos projetos estratégicos da companhia, com um olhar diferenciado para o desenvolvimento de táticas que colaborem para potencializar e reforçar os atributos das marcas, especialmente Qualitá. “A frequência de um cliente que compra marca própria é 2,5x maior do que aquele que não consome esses itens, e seu ticket médio é 60% superior. Cerca de 80% de nossos consumidores levam algum produto de marca exclusiva, sendo que seis em cada 10 levam pelo ao menos 1 item da marca Qualitá. As marcas próprias são imprescindíveis, uma vez que atuam na fidelização do cliente e ajudam em um pilar estratégico importante para a companhia, que é a concentração das compras daquele cliente nas nossas lojas”, analisa Gate. Hoje, as marcas próprias representam 21% das vendas do GPA. 

Os produtos Qualitá são submetidos a rigorosos testes de qualidade, semelhantes aos realizados pelas grandes indústrias alimentícias. Há uma equipe dedicada para garantir os processos e realizar testes periódicos de qualidade. “Mantemos um padrão de exigência elevado para liberar um item para venda, com projetos que podem levar até dois anos até chegar ao produto final, assegurando a qualidade que desejamos oferecer aos clientes", finaliza Gate. 

 


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