Biden desiste de candidatura à reeleição para a presidência dos EUA

Decisão histórica: Biden se torna o primeiro presidente em décadas a desistir da reeleição - Foto: Adam Schultz
Decisão histórica: Biden se torna o primeiro presidente em décadas a desistir da reeleição - Foto: Adam Schultz / Fotos Públicas

Kamala Harris emerge como favorita após endosso presidencial


Por Agência Brasil - Brasília | Edição Emerson Tormann

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que não concorrerá à reeleição em 2024, em uma decisão surpreendente que abalou o cenário político americano. Biden, de 81 anos, cedeu à crescente pressão de lideranças do Partido Democrata, preocupadas com sua idade avançada e queda nas pesquisas de intenção de voto.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, Biden declarou: "Embora fosse minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me retire e me concentre inteiramente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato."

"Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre apenas no cumprimento de meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato", escreveu Biden em uma carta publicada na rede social. 

O presidente também anunciou seu apoio à vice-presidente Kamala Harris como candidata democrata. "Hoje quero oferecer meu total apoio e endosso para que Kamala seja a candidata do nosso partido este ano", escreveu Biden.

A decisão de Biden ocorre após uma performance decepcionante no debate contra o ex-presidente Donald Trump no mês passado, que intensificou as preocupações sobre sua capacidade cognitiva. Com apenas 106 dias até as eleições, os democratas agora enfrentam o desafio de consolidar apoio em torno de Harris ou encontrar outro candidato capaz de derrotar Trump.

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será mais fácil derrotar a vice-presidente, Kamala Harris, nas eleições de novembro do que seria derrotar o presidente democrata, Joe Biden.

A saída de Biden da corrida eleitoral é um evento sem precedentes na história política americana moderna. Nunca antes um presidente em exercício havia desistido de concorrer à reeleição tão próximo do pleito.

Nos próximos dias, espera-se que o Partido Democrata se mobilize para definir seu novo candidato, com Harris surgindo como favorita após o endosso de Biden. O presidente deve fazer um pronunciamento à nação ainda esta semana para explicar sua decisão em maiores detalhes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem